Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.5/5 (132 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Baixe o Flash Player para executar...


Total de visitas: 5825
Laser
Laser

Hoje em dia fala-se muito da importância do lazer na nossa qualidade de vida, tão freqüentemente ameaçada por fatores como o stress. Mas afinal o que pode ser considerado lazer?

Segundo Joffre Dumazedier, o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver a sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou a sua livre capacidade criadora depois de se livrar ou desembaraçar das obrigações profissionais, familiares e sociais. O lazer acabou por se afirmar no séc. XX, sendo esta idéia incorporada a partir do momento em que o modelo capitalista de produção percebeu que o trabalho podia ser aliado ao prazer, construindo uma indústria de lazeres.

A diversão e descontracção tornam-se cada vez mais importante no combate ao stress mental, físico e psicológico. Há muitos estudos da medicina descrevendo vários males causados pela preocupação crônica em relação a problemas de ordem moral e econômica. Então aí o melhor é optar pela diversão e descontração para que alguma coisa (pensamentos agradáveis) ocupe o lugar dos pensamentos preocupantes e os afaste.

Se pensarmos em ocupações de lazer que nos agradam e no contacto com o mundo natural e cultural, é fácil imaginar que essas vivências trazem uma revitalização do corpo e da mente. O desconforto que por vezes assola a vida é atenuado e substituído por sentimentos de serenidade e plenitude, por exemplo, no contacto com paisagens naturais, como um bosque denso e “mágico” ou a vista que se alcança no alto de uma montanha.

 

A Importância do Lazer

A diversão e a descontração tornam-se cada vez mais importantes no combate ao estresse mental, físico e psicológico. A medicina psicossomática descreve em seus estudos muitos casos tais como úlceras, gastrites, hipertensão e vários outros males causados pela preocupação crônica. A questão do lazer cresce em oposição ao trabalho. Academias, clubes, rede de hotéis, sistemas de excursões, vestuário, cadernos de turismo em jornais, mostram que as formas de ocupar o tempo livre são consideradas rentável empreendimento. O trabalho hoje aparece não mais como forma de auto-realização. O direito dos seres humanos não é apenas viver e trabalhar, mas viver e desenvolver-se em suas várias habilidades, o que requer segurança não apenas material, mas emocional. Num país como o Brasil, marcado por profundas desigualdades sociais, para muitos a questão do lazer é um luxo e para outros um direito a ser conquistado, consolidado. Todas as formas de lazer garantem a rede básica de sociabilidade. O lazer pode estar em casa, como por exemplo: aniversário, churrasco, casamentos, etc. Fora de casa, em bares, salões religiosos, bailes, etc. Descobrir o lazer dentro das atividades simples do dia-a-dia pode melhorar a vida das pessoas de maneira geral. Parques, praças são de grande importância para a população urbana. Aprender encontrar quais são esses momentos e principalmente como proceder durante tais atividades, é de grande importância para a qualidade de vida. A televisão acaba sendo opção majoritária do lazer, estando presente na maioria dos lares brasileiros. Essa presença maciça gera comportamentos de lazer rígidos sob a lógica do consumo. Além do mais, tudo é “especulação”, deixando de desenvolver laços de sociabilidade. Muitas pessoas vivem momentos de lazer sem fazer aquilo de que mais gostam. Por modismo, pressões da mídia, da turma, ou apenas para ter o que contar para os outros, certas pessoas transformam o que deveria ser prazer em verdadeiro tormento. Só consegue viver o lazer de forma plena e equilibrada quem compreende o papel dele em sua vida. É fundamental deixar de ver o lazer como forma de compensação para o trabalho desgastante – e isso acontece com grande freqüência. Não pode ser visto “o lazer” como forma de ocupar o tempo impulsionando o ciclo produção/consumo. Uma vida com qualidade supõe equilíbrio entre trabalho e lazer, que deve ser vivido não apenas como válvula de escape, fuga da rotina. O lazer tem seu valor em si mesmo, pelas possibilidades que abre na dinâmica social. O lazer compreende muitas práticas esportivas, viagens, teatro, pintura, literatura, dança, música e - por que não? - o ócio!

 

Recorrer à prática de exercícios é a melhor maneira para angariar ganhos duradouros à saúde e o ciclismo pode ser um aliado de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável – promessa comum que se costuma fazer em todo começo de ano.

“Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada”, afirma o cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz, João Vicente da Silveira. “E vale lembrar que é fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados à prática do esporte, como o uso de capacete”, alerta o médico.

Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo.

Conheça 10 principais vantagens em andar de bicicleta:

  1. Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
  2. Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificado, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.
  3. Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.
  4. Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumentam também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
  5. Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.
  6. Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.
  7. Diminui a pressão arterial: Pedalar com freqüência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.
  8. Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.
  9. Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a freqüência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
  10. Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.
 

Benefícios da Dança

As danças em geral como uma atividade física, trazem muitos benefícios para o corpo.
Muitas vezes a dança é usada como terapia e com o tempo é possível notar que os benefícios vão muito além do bem-estar físico.
Ao começar a dar os primeiros passos de dança, a pessoa se desprende dos tabus, medos e preconceitos e aos poucos percebe a sua vida se transformar.
A Dança é uma atividade física para todas as pessoas e não existe nenhuma restrição de idade e nem de qualquer outro tipo, não existe um impedimento já que os passos podem ser sempre adaptados às limitações físicas de cada um.
Muitas pessoas procuram a dança para se divertir, descontrair e muitas vezes por indicação médica, já que a Dança é uma atividade extremamente prazerosa e proporciona um ótimo condicionamento físico, dentre outros benefícios:

• Aumenta a Flexibilidade
• Melhora o condicionamento aeróbico
• Melhora a coordenação motora
• Emagrece, ajuda a perder Peso
• Melhora a Capacidade Cardiorrespiratória
• Fortalece a musculatura
• Protege as articulações
• Atenua dores
• Previne problemas posturais e de artrose
• Aumenta o convívio social
• Combate a depressão e a timidez
• Traz alegria
• Deixa a Auto-Estima elevada
• Combate o Stress
• Ajuda a relaxar

Dançar é uma excelente forma de nos mantermos saudáveis, com ótimo condicionamento físico e nos divertirmos.

 

Jogar sinuca diverte e emagrece

Atenção moças, a tradicional sinuquinha do maridão pode ser uma boa para você também. Primeiro porque esse esporte está cada vez mais democrático – e você pode ser adversária ou parceira – e depois porque jogar sinuca melhora o condicionamento físico. “Existem laudos médicos que comprovam que se caminha 1,5 quilômetros e queima-se 250 cais por hora de jogo.” Quem diz é Silvia Taioli, que é bicampeã brasileira de sinuca feminina e comentarista da ESPN Internacional para a modalidade.

Segundo ela, que já levou aulas de sinuca até para dentro da Daslu, o alongamento exigido em uma partida alonga a coluna vertebral. Os músculos da perna também são bastante exigidos. Silvia ainda destaca que a sinuca ajuda na concentração e no raciocínio. Para obter benefícios físicos, o ideal, segundo ela, é jogar de duas a três partidas semanais com duas horas de duração. Confira alguns lugares para jogar sinuca em Curitiba:

Queens Snooker Bar, Rua André de Barros, 638, Centro, fone (41) 3022-4390.

Solero Snooker Bar, Rua Imaculada Conceição, 1.300, Prado Velho, (41) 3023-3592.

Rota 98 Bar, R. Maestro Carlos Frank, 1605, Boqueirão, (41) 3286-2423.

Hangar Bar, Al. Doutor Muricy, 1091, Centro, (41) 3077-8189.

Otorto Bar, Rua Paula Gomes, 354, São Francisco, (41) 3027-6458.

 

“Matéria Publicada em 29/11/2009 no jornal Gazeta do Povo ma cessão Viver Bem”.

 

Oito benefícios que a amizade traz para sua vida

 

Até a ciência comprova as vantagens de ter amigos de verdade

Por Letícia Gonçalves - publicado em 18/04/2011

 

Como um flashback, tente relembrar os momentos mais marcantes que você já viveu. Na maioria deles, quem estava do seu lado? Certamente, aqueles que você pode chamar de amigos. Escolhidos a dedo ou impostos pelo acaso, eles servem de combustível para enfrentarmos desafios do dia a dia, dividindo experiências boas e ruins.

"A amizade é uma das formas de aprimoramento do ser humano", afirma a psicóloga Marina Vasconcelos. Ela rompe as fronteiras do preconceito e torna-se essencial, sejam entre colegas, vizinhos, pais e filhos, irmãos, namorados ou marido e mulher. E o seu corpo agradece: ter amigos traz benefícios tanto para a saúde mental como física. Confira oito vantagens de cultivar sempre seu círculo social: 

 

 

Festa

Risco menor de doenças
Pesquisas confirma: seu corpo fica mais imune a problemas de saúde. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, identificaram que pessoas muito solitárias ao longo da vida tendem a ser mais indefesas, ter noites ruins de sono e sofrer mais com as complicações enfrentadas ao longo da vida, como o estresse. Outro estudo americano, publicado no Journal of the American Medical Association, apontou uma relação entre solidão e o risco maior de ter doença de Alzheimer.

 

Vida mais longa
Seus amigos mal devem imaginar, mas a presença deles melhora 50% a chance de você viver mais. O dado vem de pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, que analisaram 148 estudos feitos durante sete anos e meio. Segundo eles, quem passa grande parte da sua vida sem interações sociais tem um prejuízo relacionado à longevidade que pode ser comparado a fumar cigarros todos os dias, ser alcoólatra ou ser obeso.

 

Mais otimismo no seu dia a dia
A felicidade é contagiante e a comprovação vem de um estudo da Universidade de Califórnia e de Harvard, nos EUA. Durante duas décadas, cinco mil pessoas foram analisadas. Como resultado, a probabilidade de sorrir mais para a vida cresceu em até 60% nos participantes que conviviam com pessoas alegres. É um efeito dominó: se você é otimista, a chance de seu amigo e até do amigo do seu amigo também ficarem felizes é muito maior.

 

Mais otimismo no seu dia a dia
A felicidade é contagiante e a comprovação vem de um estudo da Universidade de Califórnia e de Harvard, nos EUA. Durante duas décadas, cinco mil pessoas foram analisadas. Como resultado, a probabilidade de sorrir mais para a vida cresceu em até 60% nos participantes que conviviam com pessoas alegres. É um efeito dominó: se você é otimista, a chance de seu amigo e até do amigo do seu amigo também ficarem felizes é muito maior.

 

A melhor forma de dividir seus sentimentos
Essa é uma necessidade natural de todo ser humano: compartilhar experiências e sensações. "A cumplicidade explica a ligação que torna os amigos inseparáveis. A compreensão que existe nesse tipo de relacionamento é profunda e marcada por muitas descobertas em conjunto, diferente do que acontece no ambiente familiar onde as posições estão marcadas desde sempre", explica a psicóloga Marina Vasconcellos.

 

Relações amorosas duradouras
O psicólogo John Gottman, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, afirma que ser amigo é uma espécie de "cola" que une marido e mulher em um casamento estável. Ele só concluiu isso depois de duas décadas de pesquisa. "Os casais mais felizes, com relacionamentos de longo prazo, falavam da presença da amizade no casamento e sobre como amar e fazer amor é uma extensão dessa amizade", conta o especialista. Ainda de acordo com ele, 70% da paixão, do romance e do sexo para os homens decorre da amizade, e a porcentagem é ainda maior para as mulheres.

 

Amadurecimento longe da depressão
A prática de se relacionar e manter amizades ajuda a amadurecer e isso serve principalmente para as crianças. De acordo com um estudo da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, apenas um amigo de verdade já é suficiente para ajudar os pequenos a se desenvolverem psicologicamente e mandaram para longe a depressão, a baixa auto-estima, a ansiedade e a depressão.

 

Físico em forma!
Ter amigos nos livra de muitos problemas relacionados à depressão e ao tédio. "Pessoas depressivas tendem ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada", explica o cardiologista Juliano de Lara Fernandes, do Instituto do Coração, em São Paulo. Portanto, estreitar os laços significa diminuir o risco de estar acima do peso. Além disso, um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, apontou que, se seus melhores amigos praticam atividades físicas, as chances de você também sair do sofá são grandes. Tudo por conta da capacidade de influência das amizades.

 

“Credito da matéria - Por Letícia Gonçalves - publicada em 18/04/2011”